Planejar Casamento

7 dicas para organizar um casamento pet friendly

7 dicas para organizar um casamento pet friendly

Quem tem um ou vários bichinhos de estimação, sabe que eles fazem parte da família como qualquer outra pessoa e por isso não podem ficar de fora do dia mais especial da vida de um casal: o casamento! 

Incluir os pets em festas de casamento é uma tendência que só cresce em todo o mundo, mas esses convidados especiais precisam de alguns cuidados extras para que aproveitem a festa sem estresse e de maneira confortável.

Confiram as dicas que reunimos sobre como organizar um casamento pet friendly:

1. Saibam como escolher o melhor local para o casamento pet friendly

Locais abertos são ideais para casamentos pet friendly. (Fonte: Unsplash)

Se o pet vai participar da cerimônia e da festa de casamento, é essencial escolher um local que seja pet friendly. Enquanto igrejas costumam não aceitar animais durante a cerimônia, chácaras e sítios podem ser ideais para realizar o casamento. 

Espaços fechados como salões e outros dedicados a eventos, não são muito recomendados nesses casos, pois o barulho e a aglomeração de pessoas podem estressar o animal.

2. Invistam em aulas de adestramento para o pet

Aulas e treinamento podem ajudar os pets a participarem da festa. (Fonte: Pexels)
Aulas e treinamento podem ajudar os pets a participarem da festa. (Fonte: Pexels)

Durante o planejamento do casamento pet friendly, é importante definir qual será o papel do bichinho. As opções são muitas desde posar para as fotos da nova família até acompanhar a daminha ou carregar as alianças. Conhecendo o temperamento e a personalidade do amiguinho de estimação de vocês, é possível definir como ele será incluído nesse momento especial. 

Mas seja qual for o seu papel, é importante investir em aulas de adestramento, se o bichinho de estimação ainda não for treinado. O ideal é começar em torno de 6 meses antes do casamento, para que o pet assimile o que precisa ser feito e possa encarar o dia sem incômodos ou estresse. 

3. Não se esqueçam de cuidar do pet durante o casamento

No dia do casamento, lembrem-se de deixar alguém responsável pelo melhor amigo de vocês para que ele não fique sozinho. Pessoas próximas ao pet, familiares com quem ele já esteja acostumado ou até um pet sitter podem revezar os cuidados para que ninguém fique de fora da celebração e o animal não se sinta abandonado. É essencial também, em um casamento pet friendly, ter um espaço com ração, água fresca e uns petiscos para o convidado especial

4. Lembrem-se de escolher um ambiente para brincadeira no casamento pet friendly

Brinquedos são essenciais para manter os pets entretidos durante a festa. (Fonte: Pixabay)

Um espaço fora da rotina com música, barulho e muitas pessoas diferentes pode deixar o animalzinho estressado. Então uma dica importante é reservar um recinto com alguns brinquedos de que ele goste e que possam distrair sua atenção durante o casamento pet friendly. 

5. Arrumem o pet para que ele esteja lindo no dia do casamento

Seu animalzinho também tem direito a um dia de beleza para a festa. (Fonte: Pexels)

O dia do casamento de vocês é, sem dúvida, especial, por isso todos devem se preparar à altura, incluindo os animais de estimação. Marquem com antecedência um bom banho, tosa e outros cuidados que o bichinho merece.

Apostar em acessórios diferenciados também dará um toque especial, como uma gravata borboleta, uma coleira que combine com a roupa dos noivos ou até um coletinho ou vestido especial, por que não?

6. Registrem esse momento único com o melhor amigo

Os pets podem participar da festa de várias maneiras diferentes. (Fonte: Shutterstock)

E se o pet estará vestido a caráter para esse dia único, por que não registrar o momento? Combine com a equipe de fotografia para capturar a participação dele durante a cerimônia de casamento e durante a festa, pois incluir o bichinho nas fotos do casal e com os padrinhos, dá um toque a mais de intimidade para o momento. Além disso, os pets sempre garantem aquela dose extra de fofura e descontração que traduzem o dia a dia dos noivos.

7. Prestem atenção na interação entre animais para evitar problemas

As fotos com os pets serão eternizadas nesse dia tão especial. (Fonte: Pexels)
As fotos com os pets serão eternizadas nesse dia tão especial. (Fonte: Pexels)

Ao compor a lista de convidados do casamento pet friendly, lembrem-se de avisar que a festa terá um convidado mais que especial para seus amigos e familiares.

Se for permitido levar mais animais ao casamento, vale a lembrança de que somente os que estejam acostumados a interagir sejam levados e de pequeno ou médio porte. E, claro, o melhor é não misturar cães, gatos e aves, por exemplo, para não gerar desconforto entre eles.

Fontes: Organize Casamento, Carolina Sá Buffet, Gazeta do Povo.

Posts relacionados