Votos Noivos

6 dicas para escrever os votos de casamento perfeitos

6 dicas para escrever os votos de casamento perfeitos

Escrever os votos de casamento é um dos momentos mais bonitos e especiais para o casal, afinal é por meio deles que os noivos trocam juras de amor e prometem dar o seu melhor para a pessoa amada.

No entanto, encontrar uma maneira de expressar seus sentimentos nessa data tão especial pode ser difícil, então nós selecionamos 6 dicas para ajudá-los a escrever os votos de casamento. Confiram abaixo o passo a passo.

(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)

1. Definam se os votos de casamento serão os mesmos para o casal ou se serão individuais

Por mais óbvio que possa parecer, escolher se os votos de casamento serão feitos em conjunto ou individualmente é essencial, pois é a partir dele que vocês decidirão o rumo a ser tomado. 

Cada opção tem vantagens diferentes: a escrita em conjunto gera uma memória compartilhada muito especial para o casal e permite que o texto imprima a personalidade dos dois. Já a escrita individual dos votos de casamento pode ser um presente para o companheiro, uma surpresa feita com carinho para esse dia tão especial.

2. Escrevam seus votos de casamento com antecedência

Muitos noivos e muitas noivas deixam a escrita dos votos para o dia do casamento ou até mesmo decidem improvisar no altar. Apesar da emoção ser uma aliada da inspiração, o nervosismo pode fazer vocês não saberem o que dizer, ou deixarem coisas importantes de fora do discurso. 

Para evitar contratempos, planejem-se para escrever os votos de casamento com dias ou até mesmo semanas de antecedência, para que dê tempo para revisar o texto várias vezes. Façam as correções necessárias, sem medo de cortar ou reescrever o que parecer deslocado.

3. Demonstrem, sem medo, o lado romântico nos votos de casamento

Uma das dicas do cerimonialista Roberto Alves é não ter medo do sentimentalismo na hora de escrever o voto de casamento. “Ele precisa ligar o mais alto alto-falante que tiver dentro de você e colocar tudo no papel”, afirma.

A leitura dos votos de casamento é o momento em que o casal se permite declarar seu amor publicamente, abrir o coração e se comprometer um com o outro. 

Também é possível listar o que faz vocês se apaixonarem um pelo outro todos os dias, incluindo motivos pelos quais ela é a pessoa certa, falando o que mudou na vida de vocês desde que os seus caminhos se cruzaram e dizendo as expectativas para o futuro.

(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)

4. Coloquem personalidade nos votos de casamento

Escrevam algo sincero. Se um de vocês é uma pessoa engraçada, pode ser que um pouquinho de senso de humor caia como uma luva nos seus votos. Se o outro tem uma personalidade mais romântica, frases bonitas e cheias de afeto podem ser perfeitas para os votos de casamento.

5. Considerem incluir uma lembrança do casal nos seus votos de casamento

Relembrar um marco importante na história do casal é uma ótima forma de emocionar o companheiro e os convidados. Vocês podem citar nos votos de casamento a ocasião em que vocês se conheceram, o dia em que o pedido de casamento foi feito ou o momento em que vocês perceberam que queriam passar a vida um ao lado do outro.

6. Dediquem-se aos cuidados extras ao finalizar a escrita dos votos de casamento

  • Busquem inspiração ao escrever os votos de casamento, que pode surgir ao ouvir músicas românticas, rever fotos de momentos bons que vocês passaram juntos, ver os votos de outros casais ou assistir a filmes, por exemplo;
  • Evitem fazer discursos muito longos, que ultrapassem 2 ou 3 minutos de duração;
  • Pratiquem a leitura dos votos e, se necessário, leiam para um amigo de confiança;
  • Lembrem-se de passar o texto a limpo.

Fontes: Southern Living, Brides.